APAE NILÓPOLIS

Criar um Site Grátis Fantástico

Oficinas

Oficinas

Programa de Oficina de Famílias

Orientação aos familiares, utilizando mecanismos que ofereçam o maior conhecimento da dinâmica familiar, como elemento facilitador para o bem-estar do portador de deficiência. Trabalhar mais com os familiares as reais potencialidades do portador de deficiência, mostrando como se chegar a um trabalho prazeroso. Quando nasce uma criança deficiente a família precisa adaptar-se a esta nova realidade, reorganizar-se e encontrar novas bases para seu equilíbrio, sabe-se que dentro da família quando o pai ou a mãe experimenta uma situação traumática, suas dificuldades emocionais, mesmo que transitórias, afetam de alguma maneira o desenvolvimento de seus filhos. Constata-se claramente que essa situação estressante “contamina” e prejudica toda a dinâmica familiar. A Oficina de Família é também um espaço de trocas de experiências, muito rico, que permite a família “caminhar junto” para adaptar-se a esta nova situação. 
As Oficinas de Famílias têm um papel preponderante na recuperação da auto-estima familiar que irá incidir positivamente no desenvolvimento da pessoa com deficiência. O trabalho do Serviço Social e da Psicologia; não se restringe a informar as famílias quanto aos seus direitos e deveres como responsáveis por pessoas portadoras de necessidades especiais, mas sim a recuperação da auto-estima, na discussão e elaboração de pensamentos que tragam a discussão dos problemas familiares que os afligem, levando para o grupo as discussões e mostrando que não estão isolados. Através das atividades programadas pela Terapia Ocupacional procura-se a aproximação com as famílias para poder desenvolver uma atividade mais ampla, inclusive buscando atividades que possam contribuir para o aumento da renda familiar. Atua com apoio das áreas de Psicologia e Serviço Social.

Programa Psicopedagógico

Preparar o deficiente para uma melhor adaptação as atividades de grupo, visando a socialização através do desenvolvimento de habilidades nos domínios cognitivo, afetivo, social-moral e perceptivo-motor. O trabalho psicopedagógico é realizado com uma equipe interdisciplinar, desenvolvendo habilidades expressivas, educativas, comportamentais e de autonomia, visando à inclusão destas crianças no ensino regular e/ ou classes especiais. Nesta oficina é desenvolvido um trabalho de arteterapia, cuja metodologia é baseada na análise evolutiva do desenvolvimento, através do método clínico, dentro da visão construtivista. A arte criativa como forma de terapia vem sendo utilizadas com êxito. Através da manipulação de símbolos externos e objetos, materiais diversos, como elementos facilitadores de expressão, comunicação, de relação, e a transformação dos mesmos em algo novo, singular, concebe-se o processo criador – fonte inesgotável de promoção de desenvolvimento e de confiabilidade no potencial do ser humano. Estimulando a capacidade criativa, a expressão individual da criança; a exploração livre de materiais; auto-estima; autoconfiança; a integração social; utilizando como estratégia de atendimento atividades compatíveis ao nível de desenvolvimento de cada ser humano; esta atividade tem como objetivo prevenir e ou minimizar afecções afetivas em seus diversos níveis, favorecendo seu desenvolvimento harmônico, bem como o resgate de suas reais possibilidades e potencialidades. Este programa utiliza-se da Oficina de Integração e Aprendizagem (I A), com profissionais das áreas de Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

 

Translate this Page

Rating: 2.0/5 (170 votos)




ONLINE
1